O Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 hoje (5), em São Januário, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luiz Adriano foi quem balançou a rede, aproveitando o rebote após ter um pênalti defendido pelo goleiro vascaíno, dando ao Alviverde os três pontos na estreia do técnico português Abel Ferreira no Brasileirão.

Com o resultado, o Verdão subiu para a sexta colocação, com 31 pontos em 19 jogos. O Cruzmaltino, por sua vez, cai para a 17ª colocação, a primeira da zona de rebaixamento, com 19 pontos em 18 partidas.

O Palmeiras volta a campo na quarta (11), às 16h30 (de Brasília), contra o Ceará, pela ida das quartas da Copa do Brasil. Já o Vasco, só voltará a jogar no sábado (14), quando viaja a Recife para enfrentar o Sport, também às 16h30 (de Brasília).

Duelo histórico português

Ainda que São Paulo e Flamengo tenham disputado um amistoso em 1947 sendo treinados por portugueses, o duelo de hoje (8) entre Vasco e Palmeiras foi o primeiro entre equipes dirigidas por comandantes lusitanos na história do Campeonato Brasileiro. Quem levou a melhor foi Abel, que já trabalhou como assistente de Sá Pinto em Portugal.

Atuação do Vasco

A proposta de jogo do Vasco era claramente se expor o mínimo possível. Porém, essa postura depende muito de um sistema defensivo muito seguro e eficiência nos contragolpes. A primeira parte desse plano chegou a funcionar, já que o Palmeiras, apesar de ter mais posse de bola, não converteu isso em ameaças ao Cruzmaltino. Entretanto, com uma produção ofensiva praticamente nula, o time de Ricardo Sá Pinto passou a depender de chutes de fora da área, que hoje não funcionaram.

Atuação do Palmeiras

O Palmeiras teve dificuldade em criar oportunidades durante a primeira etapa, ainda que tenha tomado a iniciativa no que diz respeito a ficar com a bola. Na segunda etapa, porém, isso mudou. Mesmo sem mudanças no intervalo, o Palmeiras passou a encontrar mais espaços para quebrar as linhas vascaínas e já nos primeiros minutos da segunda etapa, criou pelo menos três boas chances de gol.

O único gol do Palmeiras, entretanto, surgiu em um pênalti, sofrido por Lucas Lima e convertido por Luiz Adriano, num momento em que a partida estava pouco movimentada.

Autor: Maximino Brügger Perez

Notícias relacionadas
Comentários